sábado, 7 de junho de 2008

Deus não pode ser denominado o autor do pecado humano


O Senhor é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha. Sofonias 3:5

O texto acima afirma que o Senhor é Justo e que não comente iniqüidade, ou seja, Ele não comente pecado! Escolhi esse texto por sua clareza e precisão. Alguns nessa nossa geração são inclinados a afirmar desavergonhadamente que Deus é o autor do pecado. Diante disto perguntamos: a Escritura permite tal afirmação? Nos escritos dos Antigos encontramos tal afirmação? A resposta como é obvia é NÂO! Mas ainda que alguém encontre um dos Antigos (desviado da verdade) afirmando tal sacrilégio à primeira pergunta ainda permanece. E nossa resposta é NÂO, não há na Escritura afirmação de que Deus seja autor do pecado humano. Não há tal afirmação e também não há permissão dEla (da Escritura) para tal afirmação profana.

A aparte b do nosso texto diz: "cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha". Podemos conceber sem problema que Deus usa meios para a execução dos seus justos juízos. Os versículos anteriores do nosso texto dizem:

Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora! Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no Senhor; nem se aproximou do seu Deus. Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que não deixam os ossos para a manhã. Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanaram o santuário, e fizeram violência à lei. Sofonias 3:1-4

Logo em seguida o nosso texto diz: "O Senhor é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade". v. 5. Nos próximos versículos temos:

Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas; fiz desertas as suas praças, a ponto de não ficar quem passe por elas; as suas cidades foram destruídas, até não ficar ninguém, até não haver quem as habite. Eu dizia: Certamente me temerás, e aceitarás a correção, e assim a sua morada não seria destruída, conforme tudo aquilo porque a castiguei; mas eles se levantaram de madrugada, corromperam todas as suas obras. Portanto esperai-me, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo. vs. 6-8

E o nosso texto diz na parte b claramente: "cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha". v.5. Pela sabia vontade de Deus temos o versículo 5 como central e decisivo entre a rebeldia de um povo e a justa punição de Deus sobre esse povo. Assim não temos nada de injusto, nada de profano da parte de Deus, nada de iniqüidade (pecado) em Deus.

Nos "Artigos de Calvino sobre Predestinação" temos estes seus pronunciamentos:

"Embora a vontade de Deus seja a suprema e a primeira causa de todas as coisas, e Deus mantenha o diabo e todos os ímpios sujeitos a sua vontade, não obstante, Deus não pode ser denominado a causa do pecado, nem autor do mal, e nem está exposto a nenhuma culpa.

Embora o diabo e os réprobos sejam servos e instrumentos de Deus para a execução das suas decisões secretas, não obstante, de maneira incompreensível, Deus de tal modo age neles e por meio deles que não contrai nenhuma mancha da perversão deles, porque utiliza a malicia deles de maneira justa e reta, para um bom fim, apesar de muitas vezes estar oculta aos nossos olhos essa maneira.

Agem com ignorância e calúnia os que dizem que, se todas as coisas sucedem pela vontade e ordenação de Deus, ele é o autor do pecado; porque não fazem distinção entre a depravação dos homens e os desígnios ocultos de Deus".

Fontes: TS Louis Berkhof p. 110 e, Warfield Studies in Theology p.194

Vemos claramente que Calvino abomina a linguagem profana, ímpia e leviana daqueles que dizem que Deus é o autor ou a causa do pecado. A Escritura também abomina esse linguajar espúrio de atribuir a Deus a autoria do pecado. A bíblia diz: "Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus;" 1 Pe 4:11; e Paulo a Timóteo diz assim "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido..." 2 Tm 2:13.

O que estou dizendo é o seguinte, nos escritos dos Antigos e de todos os piedosos eruditos/doutores na historia da Igreja, (Calvino como mostrado acima, é um exemplo deles), nenhum deles usa o linguajar profano, ímpio e leviano usado por alguns nesta geração, em atribuir a Deus a autoria do pecado humano. Nenhum dos Antigos dizem que Deus é o autor do pecado. E mais importante ainda, a Bíblia não diz em nenhum lugar que Deus é o autor do pecado. Portanto devemos repudiar tal linguagem estranha a Escritura e aos escritos dos Antigos.

A Bíblia adverte: "Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas..." (Hb 13.9).

Há cousas que Deus preordenou que ele próprio iria fazer e a outras que ele faria através de causas secundarias. Sendo que nestas Deus não é a causa eficiente, mas naquelas sim! Essas são verdades que aprendemos desde o principio, quando nos tornamos cristãos. Por exemplo, Deus decretou que Adão deveria pecar, mas quem pecou foi Adão e não Deus.

Recomendo a todos a fazerem uma analise exaustiva no Capitulo 10 de Isaias ou no Livro de Habacuque. Vejam que o próprio Deus responderá todas essas questões e ao mesmo tempo vejam a distinção entre as ações que são atribuídas a Deus e as que são ao homem. Por um lado Deus estará punindo, ação judiciosa através das ações más dos homens, por outro vemos homens pecando, mau moral, o que não pode ser atribuído a Deus.

O que me deixa espantado com esses que atribuem a Deus a autoria do pecado é que a bíblia não apresenta dificuldade ou contradição alguma. Eles dizem que se nós não afirmarmos com eles o mesmo estaremos sendo contraditórios. Seguindo a linguagem da Escritura não veremos nenhuma contradição! Quem tem inventado contradições na bíblia são as mentes filosóficas (naturais) de homens pervertidos que inventaram de opinar em assuntos teológicos. Esses desajuizados que atribuem a Deus a autoria do pecado humano e, que se essa não for à conclusão lógica estaremos caindo em contradição não falam conforme os Oráculos de Deus. Na verdade esses dividem o Corpo Visível (a Igreja Visível) de Cristo intentando atrair após si mesmos os discípulos do Senhor Cf. Atos 20:30.

Em Cristo,

Flávio Teodoro

2 comentários:

astrosnomundo disse...

Alguns tentam acusar a Deus dizendo que Ele não é realmente poderoso por permitir o mal, ou então não é tão bom (misericordioso), pois pouco ou nada tem feito para acabar com o mal.

Aqueles que pensam assim nada sabem a respeito do Deus da Bíblia. Caro Flávio, sua exposição sobre a soberania de Deus nesta questão a respeito do mal foi simples, objetiva e muito clara. Que nós, eleitos do Senhor, prostremo-nos em santidade e temor diante dEle em ações de graças e louvores pelo grandioso dom de nossa salvação em Cristo Jesus.
L. Hérbet
salvador (13/06/08)

Flávio Teodoro disse...

Olá Luciano, obrigado pelo comentário.

Que Deus te abençoe!

Grande abraço,
Flávio Teodoro